Consulesa Alexandra Baldeh Loras orgulho da Sociedade Negra Brasileira

Fui convidada para um encontro em nome da sociedade Negra Brasileira.

Jean Nascimento, mentor desse encontro, tem sido uma figura muito presente em vários movimentos de luta por igualdade. No ano passado foi o único candidato Negro a concorrer o cargo de suplente do senado pelo PV (partido verde). É um homem que não aceita o NÃO como resposta, e transformou todos os NÃO que já  recebeu, como motivação para conquista dos seus SIM, e do próximo.

untitled-2708-2

Este slideshow necessita de JavaScript.

A grande surpresa desse encontro, foi a presença da Consulesa da França no Brasil, Alexandra Baldeh Loras.

untitled-2710-2

untitled-2682-2

 

Eu não à conhecia, e depois desse encontro em que tive a honra de assistir sua palestra, fiquei emocionada em escutar nas palavras dela a mesma percepção que eu tenho sobre as questões raciais no mundo. Eu me vi nela. Alexandra com muita serenidade em sua palestra, apresenta a origem dos preconceitos, a forma como o racismo é mascarado em nossa sociedade, e como ela se livrou da influência desses montros na conquista de seu espaço, e como podemos nos livrar, nos blindar dia a dia na esperança como ela mesmo diz, ” Que a cor da pele seja apenas um detalhe, como a cor do cabelo”

Alexandra Baldeh Loras

Tão importante quanto seu título de Consulesa, é o que esta mulher tem para falar, a riqueza de conhecimento que ela tem, é cativante e inspiraradora.

A jornalista é de origem francesa e gambiana, filha de mãe, pertencente a uma rica e tradicional família de franceses, e seu pai era um africano da República de Gâmbia, que acabou se tornando morador de rua em Paris, devido a dependência de álcool e de drogas e acabou falecendo. Alexandra é a única negra entre cinco irmãos, frutos dos quatro casamentos de sua mãe.

untitled-2657-2

Estudou na tradicional Sciences Po, a importante instituição, em que ja passaram nomes fortes da história de seu país.Trabalhou em grandes companhias de tecnologia da informação e comunicação, como a IBM France, TF1 e France Télévisions.É Casada com o Cônsul da França no Brasil, Damien Loras, com quem tem um filho.

Fiquei muito honrada em saber que compartilhamos de uma mesma opinião. Eu recomendo as escolas e universidades que à convidem para uma palestra. Infelizmente não temos em nossas escolas e instituições conteúdo e profissionais preparados, que nos mostrem com propriedade a participação do negro no desenvolvimento do mundo.

untitled-2587-2

Com ela descobri que no Brasil, antes dos EUA, já teve um presidente negro, Nilo Peçanha. Que quem inventou a geladeira e o celular foi um negro. E muitas outras descobertas e conquistas feitas por negros e que por algum interesse de não exaltar nossa moral não é divulgado.

Alexandra tem um blog, onde compartilha suas pesquisas e ideais.

www.alexandraloras.com

Alexandra Baldeh Loras obrigado!

2015-06-29 01.29.53

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *